Translate

Sou honesto em expor meus pensamentos

 


Sou sincero em expor meus pensamentos acreditando estar contribuindo grandemente com as circunstâncias favoráveis para a paz entre cidadãos do planeta todo, sim, por motivação lógica de não apreciar as atitude tomada por aqueles que se prontificam, insinuando estar com função na educação privada ou publica que tenha diretamente efeito nas reações e sobrevivência das pessoas. Não tenho compromisso ou ligação com nenhum grupo de pessoas ativamente em temas com base em ações medianas, ou convictas em política, religião, esporte ou marginalidade.  

Com este proceder não estou me safando, fugindo das responsabilidades em participar de regras há milênios, mesmo até que em determinado espaço de tempo, em algumas delas tenha havido mudanças. Já foi lei com concordância social, canibalismo, sacrifícios humanos, principalmente crianças, animais, ter e mutilar escravos. A escravidão ainda não foi extinta totalmente, aquela que sutilmente ou forçada, colocam-se trabalhadores a produzirem em excesso para abastecer os caprichos de suas ambições, os exploradores.  

Estes, muitos que detestam trabalhar para atender  suas ambições, existem até mesmo alguns que se unem criando grupos para facilitar a forma de tirar proveito do meio onde vivem, não se importam, ficam indiferentes e se desviam caso ouçam alguém insinuar a necessidade de mudanças a favorecer também os que realmente produzem.  

Citei o comportamento de manter-me distante de terminadas correntes de pensamento em entender que filosofias, promessas politicas, religiões… embora leve vez ou outra a resultados interessantes: a inflação do ego resulta em sensação de bem-estar, tranquiliza momentaneamente. Isto conforta, mas não livra os seres humanos de problemas,  na verdade, em sua grande parte, criados pelo mau uso da inteligência.  

Para viver, nosso corpo é provido de mecanismos biológicos naturais. Agora, viver psicologicamente bem, o tempo prova que somente da natureza, jamais usufruiremos de algo parecido ou entendido como felicidade, sem conflitos, fome, exploração alheia de pessoas.  

Adultos, pais, ou tutores, devem ensinar, motivar as crianças, mostrar desde a tenra idade com exemplos a precisão de pensar por si mesma. 

Entender o fato de cada humano ter seu próprio cérebro, capacidade de compreender, trilhar com seus próprios pés. Devemos separar; o primitivo. do racional. e, se pretendermos que a vida não seja exterminada por nossa própria irresponsabilidade.  

Nós adultos somos assim, nossas verdades, razões e crenças são condicionamentos nada confiáveis, melhor comprovação desta afirmação se encontra nos tantos milênios passados com guerras e crimes repetidos pelos políticos em cumplicidade conosco, imponentes e com toda razão. Existe uma única chance para nós, ajudar na preparação das crianças, na urgente preparação, na transformação na cultura. Sós resta elas, porque falta pouco para o colapso final. 

          Sós restam elas, porque falta pouco para o colapso final, fato originado pela displicência dos adultos a escolherem seus líderes e não oferecerem resistência pelos mal feitos das lideranças. 

 red9juarez

  


Se há de se reverênciar algo...

Se há de se reverenciar algo, alguém ou um astro, opte pelo humano que escolhe correr riscos com sua própria vida para garantir a paz de seus liderados. O passado de um povo não pode, não deve ser esquecido por dever servir como proteção, exemplo e defesa para as gerações presentes e futuras.

A compreensão sobre o universo e a vida biológica não é complexa nem misteriosa; o verdadeiro atraso reside na separação entre o primitivo e a racionalidade na escala da evolução. Sabemos que a vida segue em sequência, uma coordenada registrada nas informações genéticas dos organismos vivos. RNA: responsável por armazenar e transmitir essas informações. Ele contém as instruções para o desenvolvimento e funcionamento celular e também transporta a informação genética do DNA para os ribossomos. 

Essa complexidade biológica permite que o corpo físico funcione perfeitamente, assim como uma máquina que construímos. Podemos afirmar que a vida acontece diante de nossos olhos de maneira análoga ao funcionamento mecânico: tudo é providenciado sem que precisemos nos preocupar em viver, bastando suprir o corpo com energia (alimentação e líquidos).

Primeiro, o primitivo… Totens, deuses de mil formas, demônios, canibalismo, guerras, escravidão, indiferença com as necessidades do semelhante, o maléfico e repugnante egocentrismo. Depois, o intelecto… 

Apesar da independência em relação ao primitivo, em certas ocasiões e circunstâncias, agimos e tomamos decisões influenciados pelo subconsciente. Muitos relatam terem escapado de situações perigosas, acidentes ou contratempos, sentindo-se surpresos ao perceberem terem sido “empurrados” para uma decisão automática. 

Guerras e escravidão ainda persistem sutilmente pelo menosprezo com que tratamos nossa inteligência. Permitimos que autonomeados supostos conhecedores dos responsáveis pela existência da vida nos indiquem direções e comportamentos a serem seguidos. Um verdadeiro embuste. 

Promessas sem compromisso por escrito, com perda do cargo e do salário caso não sejam cumpridas—assim deveriam ser as regras para políticos interessados em cargos públicos em todas as esferas. 

A inteligência é mais um meio de adaptação do que de evolução, pois não adquirimos esse recurso repentinamente na última semana; somos racionais há milênios. Ainda assim, muitos se deixam levar por argumentos convincentes sem contestação, cooperando com movimentos prejudiciais à sociedade, percebendo o erro somente mais tarde. A vida prossegue para todas as espécies, pois o universo não favorece nenhuma em particular. 

Devemos utilizar a inteligência como fazem o DNA e o RNA, mas não de maneira puramente mecânica—e sim com liberdade e sabedoria. Não se deixe levar por palavras mansas.  Não aceite a ideia de que não deve se apegar a nada, que desejar coisas materiais é pecaminoso. Se você abdicar dessas coisas que também lhe pertencem, outros as acumularão. 

Todo ser humano é inteligente e capaz. No entanto, durante a infância, a educação é gradativamente excluída das famílias que já vêm de uma linhagem sem acesso à escola. As profissões que exigem formação superior são caríssimas para quem vive com um salário mínimo—não sei se ocorre em todos os países, mas no Brasil, esse sistema funciona dessa forma. E isso não acontece por acaso: menos concorrência significa mais controle. 

Assim, mantém-se o desequilíbrio—uns com mais, outros com menos. Os salários deveriam ser destinados a quem trabalha, independentemente da função desempenhada. Todos somos responsáveis, quer entendamos ou não. Erro indefensável é acreditarmos, cada um de nós, que somos os únicos a ter razão sobre tudo. Devemos, sim, ser senhores de nossos bens materiais, mas também devemos estar atentos e prestar atenção a temas que abrangem e sejam do interesse de todos.

                                                                       Reverências à Traoré. De minha parte: pela                                                                            manifestação humanista em prol do povo                                                                              africano              


 

 


 

 

 

 


Estrelas, Pensadores e a Urgência da Consciência

Existimos e convivemos com as estrelas cintilando no firmamento, e com os comparáveis deuses teóricos das fábulas míticas.  Também podemos d...